APÓS A LEITURA DE PARTE DE UM LIVRO, ME PEGUEI REFLETINDO SE REALMENTE FIZ TUDO O QUE FOI POSSÍVEL PARA PREGAR O EVANGELHO.
ABAIXO UMA DAS HISTORIAS QUE ME TOCOU O CORAÇÃO. QUE FALA DE UM MARTIR DA ÉPOCA BÍBLICA. LEIA E SE EMOCIONE....
Romanus – Antioquia – ano 285
O general romano Asclepíades invadira a cidade de Antioquia para forçar os cristãos a renunciar à sua fé. Romanus, no entanto, encorajou–os a permanecer firmes.
Liderados por esse cristão, a igreja de Antioquia lutou contra o exército de Roma oferecendo grande resistência a ponto de manter os soldados fora da cidade por um tempo.
Quando Romanus foi, finalmente, capturado, Asclepíades o açoitou com vara. Entretanto, em vez de derramar lágrimas e soltar suspiros e gemidos, Romanus cantou salmos enquanto apanhava. Quanto mais falava do Senhor Jesus, mais furiosos ficavam seus torturadores.
O general ordenou que ele fosse cortado com facas até que seus ossos estivessem à mostra. Romanus, porém, continuava pregando sobre Jesus e sobre a vida eterna.
Dessa vez, Asclepíades ordenou que lhe arrancassem os dentes para que ele não pudesse falar claramente. Ele foi esbofeteado. Arrancaram–lhe a barba e furaram–lhe o rosto com facas. Quando terminaram, Romanus disse:
– Eu lhe agradeço, general. Veja quantos ferimentos eu tenho, mas com minha boca ainda falo do Senhor e Salvador, Cristo, e louvo a Deus.
Asclepíades ficou impressionado com a devoção de Romanus para com Cristo, de tal maneira que mandou suspender as torturas e blasfemou, dizendo:
– Seu Cristo crucificado surgiu ontem, mas meus deuses existem desde a Antigüidade.
Romanus, então, falou sobre a eternidade de Cristo e desafiou Asclepíades:
– O que digo é tão verdadeiro que até uma criança pode discernir que Cristo é muito superior aos seus ídolos. Chame uma criança da multidão e veremos.
Trouxeram, então, um garoto até Romanus e este perguntou:
– Diga–me o seguinte–, devemos adorar a Cristo ou aos muitos deuses?
– Deus é um só e único – o menino respondeu – Nós, crianças, não conseguimos acreditar que existam muitos deuses.
O general ficou impressionado e perguntou–.
– Onde você aprendeu isso? O garoto respondeu:
– Com minha mãe, que, enquanto me amamentava, também me ensinava a crer em Cristo.
Chamaram a mãe e, diante dela, a criança apanhou com vara A multidão não conseguia parar de chorar, mas a mãe, sem derramar uma só lágrima, lembrava ao filho as histórias de personagens bíblicos que sofreram por sua fé. Ela lhe disse:
– Fique firme, meu bem. Em breve você estará com Aquele que lhe dará a coroa de glória eterna.
A mãe sorria, e seu filho, encorajado, recebeu as varadas com uma expressão alegre. Irado, o líder romano ordenou que decapitassem o garoto. A mãe, então, beijou–o, dizendo:
– Até breve, minha doce criança. Quando você entrar no reino de Cristo, lembre–se de sua mãe.
Enquanto a espada descia sobre o pescoço de seu filho, ela cantava: "Todos louvem com o coração e a voz. Senhor, rendemo–nos a Ti, pois sabemos que para Ti é preciosa a morte dos seus santos".
Asclepíades continuou a torturar Romanus. Ele foi lançado no fogo, mas veio uma grande tempestade e apagou as chamas. Finalmente Asclepíades, visivelmente atribulado com a coragem de Romanus, ordenou que ele fosse levado de volta à prisão e enforcado.
Retirado do Livro: Jesus Freak - Pr. Lucio Barreto
Nenhum comentário:
Postar um comentário